Ganho de Peso e Ansiedade

A ansiedade pode causar ganho de peso

O ganho de peso pode ser um dos sintomas da ansiedade. Mas a ansiedade nem sempre causa ganho de peso. Isso porque a relação é bastante complicada. As causas de ganho de peso relacionadas a ansiedade são as seguintes:

cortisol2

Cortisol A principal razão pela qual algumas pessoas com ansiedade têm problemas para controlar seu peso é por causa do hormônio cortisol que está relacionado ao estresse. O cortisol assim como a adrenalina são liberados durante os períodos de estresse, o que significa que também é liberado quando estamos ansiosos.  Os níveis elevados destes hormônios, enganam o corpo que pensa que esta sob ataque (pelo estresse) e precisa de energia. Então sua fome aumenta, fome principalmente de carboidratos para ter rápida resposta de energia para que você possa sobreviver à este estresse. O cortisol também faz com que a gordura se acumule na região abdominal, e é uma das principais razões porque as pessoas estressadas têm dificuldade em manter seu peso. O estresse também reduz os níveis de serotonina do cérebro, e que também pode aumentar sua fome.

Comer em excesso Em algumas pessoas, a ansiedade também pode desencadear compulsão alimentar . Isto pode acontecer por duas razões. Em primeiro lugar, algumas pessoas acreditam que o alimento é uma ferramenta para lidar com a ansiedade, porque pode liberar endorfinas que melhoram o humor. Em segundo lugar, algumas pessoas experimentam mais fome quando estão estressados. Nem todo mundo experimenta essas reações, razão pela qual nem todo mundo ganha peso. As diferenças também podem ser muito sutis, e você pode não perceber que você está comendo mais do que você costumava fazer.

Inatividade Algumas pessoas acham que a ansiedade é muito desgastante. E ela realmente é. Por isso, aqueles que sofrem de ansiedade podem dormir mais, ou se tornarem mais sedentários do que costumavam ser. Este nível de inatividade significa que eles estarão queimando menos calorias, que por sua vez significa que eles ganharão mais peso.

O que é interessante é que algumas pessoas experimentam o contrário. Há aqueles que perdem a fome e consequentemente diminuem o peso quando estão estressados, e aqueles que acham que uma maneira de lidar com a ansiedade é estar constantemente em movimento. Cada pessoa reage de forma diferente à ansiedade, e é essa uma das razões pela qual nem sempre o ganho de peso é um sintoma da ansiedade.

Ganho de Peso pode causar ansiedade

Outra razão pela qual a ansiedade e o ganho de peso têm uma relação complexa é porque o ganho de peso – ou melhor, as razões pelas quais as pessoas ganham peso – também podem causar ansiedade.

A inatividade também é uma das razões pelas quais algumas pessoas desenvolvem a ansiedade. O corpo precisa se mover. Ele foi projetado para se movimentar. Aqueles que não se exercitam são consideravelmente mais propensos a desenvolver transtornos de ansiedade.

O ganho de peso também pode levar a maus hábitos respiratórios, que são conhecidos por desencadear os sintomas de ansiedade e ataques de pânico. E dificuldades de sono também podem causar tanto o ganho de peso quanto ansiedade, embora os dois sejam independentes.

Algumas pessoas também se tornam mais ansiosas quando ganham peso, simplesmente porque eles perdem a confiança em si mesmas. Todas estas são razões pelas quais a relação entre ansiedade e peso é tão complexa.

Como controlar seu ganho de peso relacionado a ansiedade ?

Não importa o que aconteceu para que você ganhasse peso. Alimentação e exercício ainda são as soluções mais eficazes. Certifique-se que você está comendo de modo consciente, e que está se exercitando regularmente. Não existe uma pílula mágica que vai fazer você perder peso – na verdade, muitas pílulas de dieta e dietas podem realmente aumentar a ansiedade

A boa notícia é que o exercício e alimentação consciente são realmente ferramentas eficazes para combater a ansiedade. Então, de certa forma, não importa o que vem primeiro – a ansiedade causou o ganho de peso, ou o ganho de peso causou a ansiedade. Ambos serão reduzidos quando você começar a se exercitar regularmente.

Valeria Palazzo Valeria Lemos Palazzo

Autoria do texto:

Valéria Lemos Palazzo – Psicóloga e Neuropsicóloga

Idealizadora, Criadora e Coordenadora do GATDA – Grupo de Apoio e Tratamento dos Distúrbios Alimentares, da Ansiedade e de Humor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *