Tratamento para Distúrbios Alimentares

gatda tratamento anorexia bulimia compulsão alimentar

Por que é importante trabalhar com profissionais que são especialistas no tratamento de distúrbios alimentares ?

Se você ou alguém que você ama está procurando ajuda para tratar um distúrbio alimentar, você pode estar confuso para determinar por onde começar. Dada a complexidade dos distúrbios alimentares é importante procurar um profissional especializado neste tipo de distúrbio.

Aqui no GATDA somos especialistas no tratamento de distúrbios alimentares. Um profissional especializado terá experiência para lidar tanto com os distúrbios alimentares quanto com os problemas que estão por trás deles.

Outra razão para buscar tratamento no GATDA é porque os  profissionais especializados estão constantemente atualizados sobre as mais recentes técnicas de tratamento. E, por isso, apresentam  um conhecimento mais completo e aprofundado das abordagens necessárias para iniciar o processo de recuperação. Ao procurar por um profissional para tratamento é importante manter em mente que você deve se sentir confortável com qualquer terapeuta que escolher.

No GATDA contamos com profissionais especializados em distúrbios alimentares que estão bem informados sobre o processo de tratamento. Esses profissionais podem avaliar as necessidades individuais de cada paciente e indicar a necessidade de outros profissionais de saúde  como nutricionistas ou psiquiatras. Cada especialista irá colaborar conjuntamente e trabalhar para o objetivo central da recuperação do distúrbio alimentar.

Nosso tratamento é baseado em evidências em um ambiente seguro enfatizando a colaboração, o respeito mútuo e um compromisso com a saúde em todas as suas facetas. Trabalhamos para desenvolver habilidades para a recuperação total, aumentando a autoconsciência, autoaceitação, e o compromisso para atingir o equilíbrio psicológico e emocional do paciente.

Distúrbios Alimentares e Condições Relacionadas Tratadas no GATDA:

  • Anorexia
  • Bulimia
  • Transtorno de Compulsão Alimentar
  • Comer emocional
  • Insatisfação relacionada à imagem
  • Distorção da Imagem Corporal

Serviços Oferecidos Para o Tratamento de Distúrbios Alimentares no GATDA:

Realizamos uma avaliação abrangente do Distúrbio Alimentar. E, a partir disso, recomendamos e utilizamos terapias práticas e baseadas em evidências:

Terapia cognitivo-comportamental (TCC)

A Terapia Cognitivo Comportamental tem sido amplamente utilizada no tratamento da anorexia, bulimia, e distúrbios de compulsão alimentar. A terapia cognitivo comportamental baseia-se na ligação existente entre pensamentos, ações, emoções e reações fisiológicas. A Terapia Cognitivo Comportamental acredita  que ao melhorar as habilidades de enfrentamento e preparação para desafiar situações os indivíduos poderão realizar alterações emocionais e comportamentais substanciais. A Terapia Cognitivo Comportamental trabalha com a colaboração entre o terapeuta e o paciente para implementar pensamentos e comportamentos mais eficazes. Uma vantagem é que a mudança de comportamento pode ser notada em algumas semanas, embora o tratamento completo possa levar muitos meses.

Terapia Comportamental Dialética

A Terapia Comportamental Dialética é um tratamento eficaz combinando comportamental, cognitivo e terapias de suporte. A Terapia Comportamental Dialética foi originalmente concebida para tratar Transtorno de Personalidade Borderline, autolesão, e pensamentos/comportamentos suicidas. Porém, tem se mostrado igualmente eficaz para uma série de distúrbios adicionais, como compulsão alimentar, bulimia, transtornos de abuso de substâncias e transtorno de estresse pós-traumático. O equilíbrio entre recepção, validação, e acolhimento com as abordagens orientadas para a mudança cria uma atmosfera de apoio para o crescimento. Na Terapia Comportamental Dialética acredita-se que as principais razões que levam as pessoas a se envolverem em comportamentos desesperados é sentir-se melhor ou sobreviver a uma situação angustiante. Indivíduos com transtornos alimentares muitas vezes lutam com outros comportamentos autodestrutivos, tais como autolesão e abuso de substâncias, além de seus comportamentos de transtorno alimentar. Estes comportamentos podem se tornar o principal meio de lidar com a vida, porque eles não aprenderam alternativas eficazes que realmente funcionam.Enquanto estes comportamentos desesperados e disfuncionais podem fornecer alívio a curto prazo, os custos a longo prazo para a saúde pessoal, autoestima, identidade, humor, relacionamentos, realizações de vida e crescimento espiritual são demasiado grandes. É impossível a total experiência de aproveitar a vida enquanto estes comportamentos estão presentes. Na Terapia Comportamental Dialética uma variedade de habilidades são ensinadas e praticadas em cada uma das categorias abaixo, permitindo que o paciente sinta-se livre e capaz de quebrar o ciclo autodestrutivo em que vive.

  1. Mindfulness (atenção e consciência plena)=> Estar presente e focado, aprendendo a controlar a sua mente para que ela não controle você
  2. Equilíbrio Emocional aceitação emocional, diminuindo as vulnerabilidades emocionais, e regulando as emoções de forma eficaz
  3. Tolerância diante da Angústia e Dificuldades => Aprender a sobreviver a situações de crise sem torná-las pior do que se apresentam
  4. Eficácia Interpessoal => Ser capaz de administrar conflitos, pedindo e requerendo o que você precisa de forma eficaz, e conseguir estabelecer limites com as outras pessoas

Orientação familiar na anorexia, bulimia e compulsão alimentar

Fornecemos recibos.

Informe-se junto ao seu plano de saúde sobre a possibilidade de reembolso

Para maiores informações sobre agendamento de consulta, horários e valores entre em contato conosco gatda contato

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *