Tratamento para Ansiedade

gatda ansiedade tratamento

Os distúrbios de ansiedade são tratáveis e a grande maioria das pessoas com esse transtorno podem ser ajudadas e altamente beneficiadas com cuidados profissionais adequados. Por isso qui no GATDA  trabalhamos junto com o paciente para superar  tanto a ansiedade quanto seus  problemas  decorrentes. Temos como objetivo melhorar a qualidade de vida e ajudar as pessoas com distúrbios da ansiedade a alcançarem seus objetivos.

O tratamento para a ansiedade requer mais atenção se as pessoas apresentam mais de um tipo de ansiedade ou se elas sofrem de depressão, abuso de substâncias, ou outras condições coexistentes. É por isso que o tratamento deve ser adaptado especificamente para cada indivíduo.

Embora o tratamento seja individualizado, várias abordagens padrão têm-se revelado eficazes. Aqui no GATDA utilizamos no tratamento um ou uma combinação destas linhas terapêuticas:

Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC)

É a linha terapêutica  mais utilizada por nós por ser uma opção de tratamento bem fundamentada, altamente eficaz e duradoura, e uma das mais utilizadas nos casos de distúrbios da ansiedade. Ela se concentra na identificação, compreensão e mudança dos padrões de pensamento e comportamento. Os benefícios são geralmente observados em 12 a 16 semanas, dependendo do indivíduo.

Neste tipo de terapia o paciente está ativamente envolvido em sua própria recuperação, tem um senso de controle, e aprende habilidades que são úteis ao longo da vida. Terapia Cognitivo Comportamental normalmente envolve a compreensão e entendimento do problema, e a prática de procedimentos de tratamento. Os pacientes aprendem habilidades durante as sessões de terapia, que serão praticadas várias vezes até sua mudança de comportamento e melhoria.

Terapia de Exposição

É uma forma de Terapia Cognitivo Comportamental. A terapia de exposição é um processo que visa reduzir o medo e ansiedade. Na terapia de exposição, uma pessoa é gradual e lentamente exposta a uma situação ou objeto temido, aprendendo a se tornar menos sensível ao longo do tempo. Este tipo de terapia se verificou ser particularmente eficaz para desordem e fobias obsessivo-compulsivas.

Terapia de Aceitação e Compromisso

Este tipo de terapia usa estratégias de aceitação e atenção plena – mindful (viver no momento e experimentar coisas sem julgamento), juntamente com comprometimento e mudança de comportamento, como uma maneira de lidar com pensamentos indesejados, sentimentos e sensações. A Terapia de Aceitação e Compromisso trabalha com o desenvolvimento de habilidades para  que o paciente consiga aceitar essas experiências, e o coloca em um contexto diferente, desenvolvendo uma maior clareza sobre valores pessoais, e fazendo com que se comprometa com a mudança de comportamento necessária.

Terapia Comportamental Dialética 

Integra técnicas cognitivo-comportamentais com os conceitos de meditação oriental. A terapia comportamental dialética combina a aceitação e a mudança. Terapia Comportamental Dialética envolve a terapia individual e/ou em grupo para ensinar e desenvolver a atenção plena, bem como habilidades para a eficácia interpessoal, tolerância da angústia e estabilização das emoções.

Terapia Interpessoal 

A Terapia interpessoal é uma forma de psicoterapia de apoio de curto prazo que aborda questões interpessoais na depressão em adultos e adolescentes. Ela envolve geralmente de 12 a 16 horas de sessões semanais de terapia – aproximadamente 3 a 4 meses. As sessões iniciais são dedicadas à captação de informações sobre a natureza da depressão de uma pessoa e sua experiência interpessoal.

Fornecemos recibos.

Informe-se junto ao seu plano de saúde sobre a possibilidade de reembolso

Para maiores informações sobre agendamento de consulta, horários e valores entre em contato conosco gatda contato

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *