Ansiedade Generalizada

Transtorno de ansiedade generalizada é caracterizada pela preocupação persistente, excessiva e irrealista sobre coisas cotidianas. A ansiedade ocorre cronicamente sem qualquer gatilho ou causa específica

Às vezes, apenas o pensamento de passar o dia produz ansiedade. As pessoas com ansiedade generalizada não sabem como parar o ciclo de preocupação e sentem que isso vai além de seu controle, embora eles geralmente percebem que sua ansiedade é mais intensa do que a situação a justifique.

ansiedade generalizada GATDA

Pessoas com o transtorno vivem excessivamente preocupadas com aparentemente tudo: trabalho, família e relacionamento,  saúde, aparência, dinheiro e com outras questões. Elas também experimentam padrões de pensamentos negativos, muitas vezes esperando pelo pior, antecipando desastres, mesmo quando não há nenhuma razão aparente para preocupação. Ansiedade generalizada é diagnosticada quando uma pessoa tem dificuldade para controlar a preocupação na maioria dos dias, por pelo menos seis meses e apresenta três ou mais sintomas.

“Eu não consigo dormir porque me preocupo com tudo o tempo todo”

transtorno da ansiedade generalizada caraterísticas e tratamento GATDA

Às vezes, apenas o pensamento de passar o dia produz ansiedade. Eles não sabem como parar o ciclo de preocupação e sentem que é além de seu controle. Embora eles geralmente percebam que sua ansiedade é mais intensa do que a situação que a justifique.

O transtorno da ansiedade generalizada afeta 6,8 milhões de adultos, ou 3,1% da população dos EUA, em um determinado ano. As mulheres são duas vezes mais susceptíveis de serem afetadas.

O distúrbio aparece gradualmente e pode começar em qualquer época da vida, sendo o risco maior entre a infância e a idade adulta. Embora a causa exata da ansiedade generalizada seja desconhecida, existem evidências de que fatores biológicos, antecedentes familiares e experiências de vida, em particular as estressantes, desempenham um papel importante no aparecimento e desenvolvimento da doença.

Quando o seu nível de ansiedade é leve, as pessoas com transtorno da ansiedade generalizada podem ser socialmente funcionais e exercer suas atividades profissionais – embora possam evitar algumas situações. Já, quando o nível de ansiedade é maior, algumas pessoas podem ter dificuldade até mesmo em executar as mais simples atividades diárias.

Quais são os sintomas de transtorno de ansiedade generalizada ?

  • Inquietação ou sensação de que estão no “limite”
  • Sente-se facilmente cansados e até mesmo “esgotados”
  • Dificuldade de concentração ou mesmo de “brancos” mentais
  • Perda ou aumento do apetite
  • Dores de cabeça
  • Irritabilidade
  • Tensão e dores musculares
  • Dificuldade em controlar a preocupação
  • Problemas relacionados ao sono (dificuldade em adormecer ou em dormir ou agitação, sono insatisfatório)

Estes sintomas físicos podem fazer com que a pessoa se preocupe, promovendo, assim, o transtorno de ansiedade. Para o diagnóstico adequado do transtorno de ansiedade generalizada, é importante descartar outras doenças mentais como causa das preocupações. Por exemplo, fobias específicas teriam que ser descartadas.

Quando eu deve buscar tratamento para transtorno de ansiedade generalizada?

É normal ficar ansioso ao longo do tempo, de modo que pode ser difícil detectar níveis anormais de ansiedade. Se você vive excessivamente preocupado sem que existam causas definidas para isso, você pode precisar de tratamento para transtorno de ansiedade generalizada. Se a ansiedade está causando a interrupção das atividades normais ou prejudicando seus relacionamentos, então o tratamento pode ser necessário. Você não tem que sentir os sintomas relacionados à ansiedade (tais como ataques de pânico) antes de procurar tratamento.

Que tratamentos para transtorno de ansiedade estão disponíveis no GATDA?

Os tratamentos psicoterapêuticos comportamentais estão disponíveis para o transtorno de ansiedade generalizada. Opções como a terapia cognitiva ensinam o paciente como treinar seus padrões de pensamento e controlar a ansiedade.

Valeria Palazzo Valeria Lemos Palazzo

Autoria do texto:

Valéria Lemos Palazzo – Psicóloga e Neuropsicóloga

Idealizadora, Criadora e Coordenadora do GATDA – Grupo de Apoio e Tratamento dos Distúrbios Alimentares, da Ansiedade e de Humor