Transtornos Alimentares e Feriados

Para muitas pessoas os feriados são um momento da alegria e celebração. É um momento de reunir-se com família e amigos, compartilhar e apreciar a festa tradicional do feriado. Para pessoas com distúrbios alimentares (compulsão, bulimia ou anorexia), os feriados não são totalmente agradáveis. De fato, podem ser um “pesadelo”. Para muitos, os feriados trazem o stress, a ansiedade, e um medo tremendos.

distúrbios alimentares e festas, natal, anorexia, bulimia , compulsão alimentar e festas, dietas e festas, gatda

Muitos começam a se preparar para os feriados algumas semanas antes. Alguns sentem que se perdessem alguns quilos antes dos feriados, poderiam se permitir comer a mais como todos. Naturalmente, isso nunca acontece. Quem tem algum tipo de distúrbio alimentar nunca aprecia verdadeiramente todos os feriados por causa do medo que tem de todo o alimento. Se for Natal, Páscoa ou qualquer outro feriado, nunca se pode relaxar e apreciar o dia porque sabe que chegará o momento quando terá que se se sentar à mesa e enfrentar todo esse alimento. A refeição nunca é apreciada porque nos pensamentos o que existe sempre é a quantidade de calorias, e o medo de ficar gordo aumenta com cada mordida no alimento. Por isso os dias que seguem os feriados muitas vezes trazem sentimentos de infelicidade. No caso da anorexia, existe a ansiedade e a “pressão” dos familiares para que a pessoa “coma”. No caso da bulimia a culpa que se experimenta é enorme e se une ao desespero para tentar compensar todas as calorias consumidas. Muitos restringem a alimentação e/ou exercitam-se mais.

Para quem tem um distúrbio alimentar, o alimento não é a única coisa que os faz temer os feriados. Estar ao redor dos membros da família pode também causar muito stress, especialmente se as famílias tendem a brigar ou beber demais. Os feriados podem trazer lembranças dolorosas dos feriados passados. Você pode também ter que conviver com determinados membros da família com os quais sente-se incomodado ou de que você não gosta particularmente. Se a sua família estiver ciente de seu distúrbio alimentar, você pode estar sujeito aos comentários sobre o que você é, o quanto está comendo (no caso da compulsão e/ou bulimia) ou não está comendo (no caso da anorexia). Você pode sentir que existe uma pressão para que coma mais do que seja confortável para você com a finalidade de satisfazer as pessoas ao seu redor. Ou no caso de alguém com compulsão alimentar, que se encontre com excesso de peso; a sensação experimentada pode ser a de que se espera que coma menos. Pode sentir que “todos” estão observando o “tamanho do seu prato”.

Fazer um planejamento pode ser uma boa ideia para ajudar-lhe a lidar com estas épocas cheias de stress. Abaixo está uma lista de algumas coisas que podem lhe ajudar durante os feriados:

  • Faça uma lista das coisas que você pode fazer para ajudar a relaxar e para distanciar-se dos sentimentos que sempre te acompanham depois de uma refeição aonde comeu demais; por exemplo faça uma caminhada, tome um banho, leia, visite um amigo, vá dar um passeio, etc.
  • Tenha os números de telefone dos amigos e as linhas da crise disponíveis a você (seu terapeuta, grupo de apoio)
  • Se você tiver que estar com determinadas pessoas que a fazem sentir-se incomodada, planeje algum tipo de desculpa e se retire o mais rápido possível.
  • Tente não contar calorias e nem se pesar (só volte a se pesar uma semana depois das festas).
  • Se você sentir que começa a se apavorar porque você está sentindo-se demasiado cheio ou se você se permitiu comer os alimentos que você considera serem proibidos, lembre-se que é permitido comer o que você fez, ou que fizeram para você e os outros, que o alimento dessas festas não fará de você uma pessoa obesa (a obesidade é resultado de uma má alimentação durante um LONGO período de tempo), e, é somente normal comer mais durante os feriados. Comer “a mais” não significa comer compulsivamente, mais, comer alimentos que você não comeria normalmente. E: Ovos de Páscoa (sem exageros !!!!)
  • Se neste período você tiver momentos onde você tenha ataques de compulsão ou de purgação, não se culpe sobre eles. Apenas “deixe-os para trás” e siga em frente.
  • Prepare respostas para dar as pessoas que podem te fazer sentir incomodada. Esteja preparada para as perguntas que podem ser feitas a você. Os parentes e familiares mais próximos também podem fazer com que você se sinta “observada”. Esteja preparada para tudo isso. Você não precisa ser “agressiva”, apenas seja sincera, e mantenha a “tranquilidade”.
  • Lembre-se que ser sincera, mostrar os seus reais sentimentos, dificuldades e limites, evita que você “acumule” sentimentos e “exploda” com as pessoas.
  • Se você sentir necessidade, coloque alguns limites para si mesma, dizendo para essas pessoas, antes que elas o façam, que você não quer qualquer comentário sobre a sua aparência ou a sua forma de se alimentar. Vocês estão ali reunidos para comemorar uma data especial, e, é isso que você também quer fazer. Com relação ao seu “problema” diga que já está em tratamento.
  • Planeje algum tempo para si mesma para fazer algo que você aprecia. É muito importante ter um cuidado especial com você mesma durante os feriados.
  • Não “veja” está data como um “monte de alimentos” que “devem” ou não “devem” ser consumidos. Você não está “presa” ao alimento, isso é só mental. Ex: Quem se diz “chocólatra” pensa que está “apegada” ao chocolate. Que tem que comer o ovo de páscoa de todo jeito, que tem que “aproveitar” essa época para comer muito chocolate. Mas ela está apegada a uma ideia, e não ao alimento. Ovos de Páscoa, nada mais são, do que chocolate (recheado ou não) em formato de ovo. Então, se pergunte porque você “precisa” comer tanto chocolate no formato de ovo, se ele nada mais do que o chocolate que você pode comer durante o ano todo? Você está apegada a uma ideia, a um conceito, e não ao chocolate em si.
  • Os feriados sempre estão ligados a algum sentido. Nas Páscoa católica ou judaica, existe um significado religioso. Tudo bem; se você não está ligada ao aspecto religioso se ligue ao simbolismo. Páscoa está ligada a renascimento. Quem sabe não é uma boa época para “renascer”, se renovar e escolher uma nova forma de vida para você mesma?

Não permita que qualquer um exerça pressão para que você coma mais do que você pode segurar. Você não está comendo para eles, você está comendo para si mesma. Se estiver com determinados membros da família ou for para casa de parentes para os feriados for demasiado estressante, pense seriamente em não ir. Não esteja receoso em decepcionar as pessoas não fazendo o que você não quer, não seria honesto com você mesma. Os feriados são um período muito estressante para pessoas com distúrbios alimentares e é realmente importante que você faça o que quer, e o que você necessita fazer a fim de passar melhor por este período.

A recuperação de um distúrbio alimentar leva tempo, e apreciar os feriados e toda a comida que os acompanha não é fácil. Por isso essa pode ser uma época estressante.

 

Valeria Palazzo Valeria Lemos Palazzo

Autoria do texto:

Valéria Lemos Palazzo – Psicóloga e Neuropsicóloga

Idealizadora, Criadora e Coordenadora do GATDA – Grupo de Apoio e Tratamento dos Distúrbios Alimentares, da Ansiedade e de Humor

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *