Características da Bulimia

A Bulimia apresenta algumas características físicas, psicológicas e comportamentais específicas.

Elas são:

Características/Sinais Físicos

Bulimia

  • Inchaço das glândulas parótidas (como se estivesse com caxumba). Devido aos vômitos provocados.
  • Amenorréia (falta de menstruação) pelo menos 3 ciclos
  • Queda de cabelo
  • Perda de dentes (devido ao ácido dos vômitos)
  • Vômitos provocados (geralmente logo depois das refeições ou durante o banho). Ficar atento para aquelas que logo após se alimentarem vão ao banheiro.
  • O peso não está muito abaixo nem muito acima do normal, se bem que oscila com facilidade
  • Calos no dorso dos dedos, principalmente indicador. Essas calosidades são chamadas de sinal de Russsell, que as descreveu em 1979.

    sinal russel
    Uso constante dos dedos para provocar o vômito causa atrito com os dentes
  • Desmaios e fraqueza, devido ao uso de laxantes e diuréticos que provocam um desequilíbrio eletrolítico (perda de sais minerais como potássio).

Características/Sinais Psicológicos e Comportamentais

  • Mudanças bruscas de humor (irritabilidade, agressividade, apatia .)
  • Aumento de interesse pela imagem e/ou peso. Grande obsessão pelo peso, constantemente se acham gordas e tem verdadeiro pânico de engordar . Por isso se preocupam excessivamente quando outras pessoas fazem algum comentário sobre seu aspecto físico.
  • Quando comem com amigos e familiares, se alimentam pouco e somente com alimentos de baixas calorias.
  • Aumento no controle do peso (se pesar constantemente e/ou se medir com a fita métrica)
  • Isolamento social e/ou familiar.
  • Os ataques de compulsão (binge) são “escondidos”, mas geralmente a pessoa deixa “sinais” como embalagens de chocolates, salgadinhos, etc… Escondidos no quarto em gavetas ou armários. Quando estão sozinhas se alimentam de todos os alimentos “proibidos”, com isso os pais podem perceber que uma grande quantidade de alimentos “desaparece” de casa. Também podem gastar muito dinheiro com a alimentação fora da casa”.
  • Uso de laxantes e/ou diuréticos; muitas vezes também estão “escondidos” em bolsas, gavetas ou armários.
  • Comportamentos compensatórios como exercícios exagerados com a finalidade  de perder peso, podem caminhar muitas horas ou não usar elevadores somente escadas.
  • Obsessão pela comida e ligação com  a cozinha, constantemente fala sobre dietas e sobre a quantidade de calorias dos alimentos. Muitas vezes gosta de cozinhar para a família, pode colecionar receitas e gosta de controlar a comida que existe em casa, fazendo listas de compras, ou, comprando os alimentos.
  • Consideram que o aspecto físico tem muito valor como meio para conseguir  êxito em qualquer área da sua vida
  • Podem apresentar uma preocupação excessiva com relação a organização e a ordem; intensificando assim as atividades relacionadas a limpeza da casa e/ou com estudos e trabalho.
  • Idas freqüentes ao banheiro logo após as refeições
bulimia compulsão alimentar gatda
Os episódios de compulsão alimentar são seguidos por comportamentos compensatórios e/ou purgativos

Importante: A presença de um ou mais sinais não indica necessariamente que a pessoa sofra de algum tipo de distúrbio alimentar.  Por isso não rotule antecipadamente.

Observe sua filha/o durante um tempo antes de tomar conclusões precipitadas. Caso não haja alterações no quadro, procure um profissional especializado; isto é muito importante já que um dos fatores que contribuem para  a manutenção de um distúrbio alimentar é a heterogenia (má intervenção médica e/ou psicológica).

 As pessoas acreditam que toda pessoa que sofre de bulimia se utiliza do vômito como método compensatório. Os vômitos nem sempre estão presentes na bulimia, estando presente apenas na manifestação purgativa da bulimia. Porém, existe o tipo não purgativo da doença.

As pessoas que sofrem de bulimia se classificam em dois subtipos:

Purgativo

 bulimia gatda tratamento

  • Após o episódio de compulsão alimentar a pessoa  provoca o vômito, ou abusa de laxantes e/ou diuréticos.
  • A ingestão de laxantes e diuréticos, contraria as opiniões amplamente divulgadas por quem faz uso deles com a finalidade de emagrecer, não impede em absoluto a absorção dos alimentos. O trato digestivo se acostuma progressivamente aos laxantes, e é necessário aumentar as doses cada vez mais, para poder obter os efeitos comparáveis aos anteriores. Este comportamento causa complicações físicas como retenção de água, edemas, e inclusive alterações no tubo digestivo, da mesma forma os diuréticos, tanto tomados sozinhos como associados aos laxantes, não exercem mais que um impacto mínimo e transitório sobre o peso corporal. Simplesmente favorecem a perda de água, e provocam a longo prazo, perturbações biológicas graves.
  • Os vômitos são um método muito freqüente entre os bulímicos. Não é utilizado sempre da mesma maneira: alguns vomitam varias vezes ao dia, praticamente depois de ingerir cada alimento, e outros só o utilizam em momentos de crise. Este “processo” é física e emocionalmente custoso, e pode provocar tanto a repetição das crises (na antiguidade os romanos conheciam bem esta técnica de provocar o vômito para poder continuar com suas “orgias” alimentares), quanto o aumento da sua intensidade (às vezes chega-se a comer uma quantidade maior de comida para facilitar o vômito). Inicialmente o vômito diminui as barreiras fisiológicas  e psicológicas contra a compulsão. Além disso, os vômitos, sobretudo se são crônicos, não impedem o organismo de absorver uma proporção considerável das calorias ingeridas. As conseqüências somáticas mais comuns dos vômitos são: desordens do tipo eletrolítico (desidratação, falta de potássio, e alterações no ritmo cardíaco), hipertrofia das glândulas parótidas (causando “inchaço no rosto), caries dentárias (erosão do esmalte pelos ácidos gástricos), e esofagites (deglutição dolorosa).

Não Purgativo

bulimia gatda metodos compensatórios exercício excessivo

  • Após o episódio de compulsão a pessoa deixa de comer  durante um tempo, podendo até permanecer em jejum por algum tempo, e/ou praticar exercícios físicos intensos.
  • As dietas (jejuns e/ou dietas restritivas), ou a ideia de eliminar para sempre certo tipo de alimento, que na concepção da pessoa engordam são usados como métodos compensatórios. Dados  demonstram que este tipo de dietas provocam o efeito “yo-yo”  ( a perda de peso é seguida de um aumento importante no mesmo), e provocam um aumento de peso a longo prazo, juntamente com alterações endócrinas (“dismenorreia”, menstruações difíceis e dolorosas).
  • Os medicamentos que diminuem o apetite, ou anorexígenos, contém em sua maioria anfetaminas, que, além de produzir inapetência (falta de apetite), perturbam o sono, provocam agitação, dependência e numerosos efeitos secundários não desejados.
  • A prática de exercitar-se excessivamente pode ter conseqüências graves, em particular afetando as articulações e o sistema cardiovascular

Todas estas tentativas de compensação são na realidade ilusórias e bastante perigosas, para resultados mínimos. Elas podem desencadear crises, mantendo um círculo vicioso entre domínio absoluto e perda de controle, e entre restrições e crises.

Os pacientes que se enquadram no subtipo purgativo geralmente apresentam  mais sintomas depressivos e maior preocupação com a forma e o peso do que os pacientes do subtipo não purgativo

As bulímicas semelhante as anoréxicas, estão envolvidas de forma obsessiva com  a forma e peso dos seus corpos. Uma pessoa com bulimia poderá checar seu peso e forma de maneira obsessiva. Esta “checagem” pode se manifestar através de pesagens freqüentes (várias vezes ao dia), observação de si mesmas no espelho, e medição de várias partes do corpo com fitas métricas ou com as próprias mãos. Para as bulímicas, a autoestima esta diretamente vinculada ao seu peso e forma  corporal.

As complicações médicas mais comuns da bulimia incluem arritmias cardíacas, sangramentos do esôfago, distúrbios eletrolíticos, problemas gastrintestinais e dentais. As complicações médicas da bulimia podem ser tão severas quanto as da anorexia. Da mesma forma que a anorexia, a bulimia pode levar a morte,  se não tratada de maneira adequada.

As pessoas com bulimia geralmente apresentam outros transtornos associados à doença.

Transtornos Associados à Bulimia

Os pacientes com Bulimia Nervosa apresentam uma frequência maior de sintomas depressivos (por ex., baixa autoestima, insegurança) ou Transtornos do Humor (particularmente Distimia e Transtorno Depressivo Maior). Em muitas ou na maior parte dessas pessoas, o distúrbio do humor começa simultaneamente ou segue o desenvolvimento da Bulimia Nervosa, sendo que com frequência atribuem sua perturbação do humor à Bulimia Nervosa. Também pode haver maior frequência de sintomas de ansiedade ou Transtornos de Ansiedade.

Em cerca de um terço dos pacientes com Bulimia Nervosa ocorre Abuso ou Dependência de Substâncias, particularmente envolvendo álcool e estimulantes.