Como perder peso somando positividade ?

“Assim que parei de me concentrar na perda de peso, eu comecei a adquirir autocontrole sobre o meu distúrbio alimentar …” ou “Assim que eu parei de fazer dieta eu perdi peso …”

diminuir peso aumentando a positividade emagrecimento terapia comportamental cognitiva GATDA

Já ouvimos essas frases no consultório inúmeras vezes.

Por que você acha que isso é verdade para muitas pessoas ?

Sabemos que se concentrar na perda de peso mantém as pessoas em um ciclo de compulsão e restrição, e com pensamentos internos do tipo “Só quando eu perder … kgs eu me sentirei melhor”, e também porque o foco na perda de peso perda faz com que a pessoa se concentre em algo bastante negativo : “perder ao invés de ganhar”.

Uma coisa que ajuda as pessoas em seu processo de recuperação é se concentrar em somar ao invés de subtrair, e ganhar em vez de perder. Como um exemplo de adição ou soma, temos a ideia da inclusão de alimentos saudáveis, ao invés de nos concentrarmos em  subtrair os alimentos não saudáveis, e mante-los a distância. Comece a apreciar novos alimentos ao invés de odiar e “demonizar” outros. Pense em ganhar força e saúde ao invés de perder quilos. E também adicionar comportamentos positivos, ao invés de subtrair comportamentos negativos. A ideia central é que os comportamentos e pensamentos positivos acabarão substituindo e eliminando comportamentos e pensamentos menos desejáveis …E isso funciona! E é muito mais agradável alimentar-se de modo mais saudável e de modo intuitivo, utilizando pensamentos e ações mais positivos ao invés de punir-se, criticando-se ou trabalhando com pensamentos de restrição.

Tudo aquilo que você sente como “algo bom” vai servir como um reforço positivo para que você repita aquele comportamento.

Vamos pensar como seria se você, apenas durante uma semana, decidir se concentrar em outros pensamentos ao invés de apenas focar na perda de peso ?

Esta é uma semana de desafio, que propomos para você. Veja o que acontece e depois nos conte.

Quais são algumas coisas que você pode se concentrar ao invés de focar na perder peso?

Aqui vamos algumas sugestões:

1. Se sentir mais forte
2. Ganhar paz e calma interior
3. Ser auto amoroso
4. Obter mais saúde e bem-estar
5. Preencher as suas noites com rituais auto-calmantes (ou seja: banhos, bons livros, massagens nos pés e abraços)
6. Praticar exercícios de respiração ou meditar quando você estiver se sentindo estressado ou ansioso
7. Obter um sono de maior qualidade

Faça a sua própria lista e pense: Há sete coisas que eu posso focar para os próximos sete dias ? A cada dia escolha uma, e até o final da próxima semana perceba como você está sentindo. Procure sentir o que é passar uma semana totalmente não focado sobre a perda de peso.

Valeria Palazzo Valeria Lemos Palazzo

Autoria do texto:

Valéria Lemos Palazzo – Psicóloga e Neuropsicóloga

Idealizadora, Criadora e Coordenadora do GATDA – Grupo de Apoio e Tratamento dos Distúrbios Alimentares, da Ansiedade e de Humor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *