Manter roupas que não te servem mais é psicologicamente ruim

Mesmo que você pense que é um estimulo ou motivação, manter no seu armário roupas de tamanhos muito pequenos para você é psicologicamente ruim. Longe de atuar como um motivador para perder quilos, essas calças de tamanho 36, 38 ou 40 penduradas lá no seu armário ano após ano realmente fazem você se sentir culpada, frustrada e fracassada. Manter roupas antigas e desconfortáveis é evitar a mudança. Você acaba tendo uma espécie de “pensamento mágico” de que “um dia” essas calças servirão novamente e, entretanto, você continua como antes. Muitas pessoas têm no seu guarda roupa mais peças que estão pequenas demais para serem usadas, do que roupas que podem ser usadas hoje.dieta, emagrecimento, compulsão alimentar, guardar roupas que não cabem mais, GATDA, distúrbio alimentar

Mesmo assim, se você quer manter algumas roupas que não servem, deixe-as ao menos fora do seu campo de visão.

Ninguém está dizendo que você deve “se conformar” com seu peso. Mas, definitivamente, olhar diariamente para aquelas roupas ou viver experimentando aquela calça que “não passa do joelho” não trará mudanças na sua vida.

Não se esqueça também de perguntar na si mesma se você realmente está realmente infeliz com o seu peso atual, ou você apenas sente pressão para se adaptar às suas roupas antigas?

Se você realmente se sente descontente com seu peso e precisa fazer algumas mudanças, talvez seja melhor aguardar para rever seu armário até que você tenha começado a perceber qual será seu novo peso saudável. No entanto, você pode achar que a única razão pela qual você não está satisfeita com seu peso é porque suas roupas antigas não se encaixam na forma como costumavam fazer. Se for esse o caso procure manter no seu guarda roupa, ou mesmo comprar somente aquelas roupas nas quais você sinta que está confortável.

Lembre-se que mudanças são frutos de ações tanto internas – buscar mudanças no seu sistema de crenças mentais –, quanto de ações externas – mudar padrões alimentares, iniciar uma atividade física etc…

Que tal agora, depois de ler este post, dar uma boa olhada no seu armário, e tirar dali tudo que não te serve mais?

 

Valeria Palazzo Valeria Lemos PalazzoAutoria do texto:

Valéria Lemos Palazzo – Psicóloga e Neuropsicóloga

Idealizadora, Criadora e Coordenadora do GATDA – Grupo de Apoio e Tratamento dos Distúrbios Alimentares, da Ansiedade e de Humor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *