Compulsão Alimentar X Exagero Alimentar

compulsão alimentar X exagero alimentar, compulsão alimentar é diferente de exagero alimentar, GATDA, compulsão alimentar o que é, exagero alimentar, distúrbios alimentares, transtornos alimentaresÉ compulsão ou Exagero ?

Frequentemente o exagero alimentar é confundido com a compulsão alimentar.

Embora essa confusão seja comum, os dois comportamentos são completamente diferentes.

A compulsão alimentar – ou melhor TCAP transtorno da compulsão alimentar periódica – é uma doença, um transtorno alimentar, caracterizado por uma sensação de descontrole e “urgência”, onde se ingere uma grande quantidade de alimentos, em um curto espaço de tempo. Normalmente a pessoa come escondido, geralmente muito mais rápido que o normal, e tal comportamento é seguido por uma sensação de culpa e fracasso.

Já o exagero não é uma doença!

O exagero é um comportamento alimentar vivido por quase a totalidade das pessoas. O exagero normalmente acontece nas seguintes situações:

– Quando estamos diante de algum alimento que gostamos, mas que não faz parte e/ou não está acessível facilmente, como alimentos típicos e/ou só encontrados em algumas regiões. Ex: comer exageradamente cerejas na Europa, camarões no Nordeste, etc…

– Situações como festas e comemorações, e restaurantes tipo “buffet livre”, hotéis com o sistema “all incluse”. O exagero acontece não só porque a comida, normalmente, faz parte da situação social, bem como porque existem alimentos “diferentes” ou feitos com um preparo especial. Nestes casos sempre encontramos um grande incentivo ao consumo.

– Pratos com “apelo afetivo”. O bolo da vovó, a lasanha da mãe, o prato que eu “comia na infância”. Todas essas situações costumam levar a um exagero alimentar.

Diante desses exemplos podemos diferenciar o que seria o “comer demais” – comportamento típico da compulsão alimentar – com o “comer demais” comportamento normal e apresentado pela grande maioria de nós.

Valeria Palazzo Valeria Lemos Palazzo

Autoria do texto:

Valéria Lemos Palazzo – Psicóloga e Neuropsicóloga

Idealizadora, Criadora e Coordenadora do GATDA – Grupo de Apoio e Tratamento dos Distúrbios Alimentares, da Ansiedade e de Humor

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *