Ansiedade e Fadiga. Por que sempre estou tão cansado ?

Uma das partes mais difíceis de conviver com a ansiedade é quanto cansado você pode vir a se sentir. A ansiedade pode causar fadiga extrema. Na verdade, a falta de energia é muitas vezes a primeira dica de que algo não está bem.

ansiedade e fadiga, distúrbios da ansiedade e fadiga crônica, cansaço e stress, ansiedade e cansaço, GATDA

Sentimento constante de fadiga. Esgotado e cansado o tempo todo.

Desanimado e sem nenhuma energia para fazer qualquer coisa.

Mesmo pequenas tarefas drenam a sua energia.

Poderia dormir o dia todo e ainda se sentiria exausto e cansado.

Ter que arrastar-se durante todo o dia, porque você está sem forças. E assim por diante.

Este sentimento de fadiga crônica pode surgir e desaparecer com frequência, ocorrer raramente ou com freqüência, ou mesmo persistir indefinidamente. Por exemplo, você pode sentir realmente cansaço de vez em quando e não por muitas vezes, ou senti-lo o tempo todo.

Ele pode preceder, acompanhar ou seguir uma série de outras sensações e sintomas de ansiedade, ou ocorrer por si só. E também pode preceder, acompanhar ou seguir um episódio de nervosismo, ansiedade, medo e estresse elevado, ou ocorrer sem motivo aparente.

Esta sensação pode variar em intensidade de ligeira, moderada, ou grave. Ele também pode vir em ondas, onde é forte em um momento e fraca em outro.

Esse sentimento também pode mudar de dia para dia, e/ou de momento a momento.

Todas as combinações e variações acima são comuns.

O que causa fadiga na ansiedade?

Quando você se comporta de maneira apreensiva, como se preocupando e imaginando o pior, ativará a resposta do corpo ao estresse. A resposta ao estresse faz com que o organismo passe a desencadear mudanças fisiológicas, psicológicas e emocionais que aumentam a capacidade do organismo para lidar com o perigo – para lutar ou fugir – é por isso que a resposta ao estresse é também referida como a resposta de luta ou fuga.

As respostas ao estresse, no entanto, sobrecarregam o corpo com hormônios de stress, particularmente cortisol, que são bastante prejudiciais para o organismo, se acumulando no corpo e podendo aumentar a pressão arterial e os níveis de ansiedade. Este esforço constante no corpo pode levar rapidamente à fadiga, o que pode fazer com que o acesso aos seus recursos de energia se torne mais difícil do que o normal. Quando as respostas ao estresse são demasiado frequentes podem deixar o corpo desprovido de energia, o que pode fazer com que a fadiga crônica se instale.

Quanto mais estressado o corpo se torna, mais cansado ele pode se tornar. O comportamento de estarmos frequentemente muito preocupados e apreensivos  – ansiedade –  pode sobrecarregar excessivamente o corpo fazendo com que ele sinta exaustão na forma de fadiga crônica.

Muitas pessoas interpretam mal a fadiga causada pela ansiedade

Se você tem estado sob muito stress ultimamente, o estresse também pode fazer seu corpo se sentir cronicamente fatigado, exausto e cansado o tempo todo. O stress é uma causa comum de fadiga crônica.

Hoje em dia você ouve muita gente preocupada com a falta de sono. Com toda a razão: mais stress, mais horas confinados dentro de escritórios, a maioria passou horas sob luzes fluorescentes que induzem a desrealização, confundindo nosso relógio biológico.

Noite e dia, dia e noite, como saber ? O corpo normalmente percebe essas variações do tempo a partir da quantidade de luz ambiente. Porém, se você está lidando com os sintomas de ansiedade, isso se torna mais difícil de ser percebido.

O excesso de ansiedade torna mais difícil dormir à noite, porque os hormônios do estresse ainda estão no corpo. Isto é o melhor exemplo de como a ansiedade pode levar a fadiga. Por outro lado, se a pessoa já está cansada de não dormir o suficiente durante a noite ou de trabalhar muito duro, isso pode causar ansiedade, porque as reservas de energia estão esgotadas.

Quando o corpo não sabe se é hora de parar ou ir (a ansiedade é “mestre” em confundir esses sinais), tanto a fadiga quanto a insônia pode apenas se contentar com um contrato de arrendamento a longo prazo.

Dito isto, as pessoas tendem a superestimar o tempo que eles gastam tentando descansar um pouco, e subestimar a quantidade total se sono.

Aumentar a consciência e controlar a ansiedade.

Então, eu durmo um pouco mais do que eu acho que eu faço, mas o que com a presença da ansiedade, não é o suficiente. Isso é o que acontece com muitas pessoas que sofrem de ansiedade.

Quanto você realmente descansa ? A quantidade, os números não estão nem perto de toda a história.

Qualidade conta. O que você está fazendo para tratar a ansiedade? Se você não acorda sentindo-se melhor por ter dormido, o sono caba sendo apenas uma válvula de escape, que mantém você livre dos pensamentos ansiosos durante algumas horas, mas que não vai ajudá-lo a sair da ansiedade.

Os transtornos de ansiedade dificultam a  sua capacidade de se recuperar de coisas como uma má noite de sono. Talvez você não necessariamente precise de mais sono. Mas sim de uma abordagem mais ampla para controlar a ansiedade

Determinar as causas da ansiedade e fadiga ajuda a evitar ataques de pânico

Nenhum de nós tem recursos ilimitados, apesar da fadiga, os ansiosos têm uma quantidade surpreendente de energia. A ansiedade é a energia e existe como parte do nosso sistema de defesa. Mas ela não é nada útil quando aparece sob a forma de ataques de pânico, ou ocupa nossos pensamentos diariamente.

Uma das formas de lidar com a ansiedade e a fadiga é aprender a direcionar seus comportamentos ansiosos, já que a maioria das pessoas que sofrem de fadiga crônica se comportam ansiosamente. Aprender a lidar com a adversidade, incerteza e risco de uma forma saudável irá reduzir a carga de estresse sobre o corpo, incluindo o estresse que causa fadiga crônica.

Se você está tendo dificuldade em eliminar comportamentos ansiosos, você pode trabalhar com um psicoterapeuta, já que a utilização de uma abordagem de autoajuda em geral, não é tão eficaz. Trabalhar com um especialista experiente é a maneira mais eficaz para superar a ansiedade problemática e seus sintomas, tais como fadiga crônica.

Controlar a ansiedade é algo que  envolve uma série de coisas incluindo o desenvolvimento de habilidades de enfrentamento para ser capaz de conseguir “encarar a ansiedade” quando ela se manifestar.

Valeria Palazzo Valeria Lemos PalazzoAutoria do texto:

Valéria Lemos Palazzo – Psicóloga e Neuropsicóloga

Idealizadora, Criadora e Coordenadora do GATDA – Grupo de Apoio e Tratamento dos Distúrbios Alimentares, da Ansiedade e de Humor

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *